Jorge Luiz Souto Maior é promovido a desembargador do TRT da 15ª Região

O juiz Jorge Luiz Souto Maior é o mais novo integrante do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas-SP). A posse ocorreu nesta quinta-feira (16/8), mesmo dia em que sua promoção, por antiguidade, foi publicada no Diário Oficial da União. Ele assume vaga aberta com a aposentadoria do desembargador Carlos Augusto Escanfella.

Formado pela Faculdade de Direito do Sul de Minas, possui mestrado, doutorado e livre-docência pela Universidade de São Paulo, onde leciona desde 2002. Juiz do Trabalho desde 1993, atuou em Marília, Araraquara, Itu e Jundiaí.

Foi nesta última comarca que Souto Maior ganhou fama como um dos ativistas mais rigorosos na defesa dos trabalhadores. Crítico à reforma trabalhista, recebeu a alcunha de juiz Robin Hood, conforme noticiou a revista Exame, em 2013, ao contar sobre as sentenças condenando as empresas a pagarem indenizações vultuosas aos trabalhadores.

Na cerimônia de posse, o novo desembargador fez um breve pronunciamento, ressaltando a importância dos familiares e amigos, dos colegas e dos servidores em sua carreira. “Não é irrelevante, insignificante ou pouco importante para mim este momento, que me toca profundamente. Estou muito feliz, orgulhoso e honrado. Sem dúvida é uma grande honra fazer parte deste tribunal e desta instituição tão indevidamente maltratada que é a Justiça do Trabalho. Tenham claro isso”, sublinhou.

Para a presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), juíza Patrícia Maeda, a promoção de Souto Maior serve de exemplo. “Sua posse hoje inspira muitos que se enxergam como idealistas. Que esta nova fase de sua vida profissional seja apenas uma continuidade de sua carreira marcada pela coragem, pela retidão e, sobretudo, pela paixão pelo Direito do Trabalho, por sua história e potencialidade”. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRT-15.

Link: https://www.conjur.com.br/2018-ago-17/jorge-luiz-souto-maior-promovido-desembargador-trt-15