PRT-15 lança terceira edição da Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano

Publicação aborda reflexões sobre diferentes campos das relações laborais em contato com a atualidade

A Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região lançou a 3ª edição da Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano, com o firme propósito de se consolidar como veículo de disseminação do conhecimento qualificado de temas ligados ao mundo do trabalho e aos direitos humanos, produzidos com base em estudos científicos interdisciplinares de autores nacionais e internacionais, aprovados após submissão ao sistema de avaliação duplo-cego por pares.

 

A publicação, veiculada de forma eletrônica, aborda neste número reflexões sobre diferentes campos das relações laborais, todos enfrentando temas da atualidade. Os escritos versam sobre direito comparado acerca de controle de convencionalidade e de arbitragem em conflitos trabalhistas, intensificação da precariedade do trabalho em virtude das reformas legislativas, neoliberalismo econômico, acidentalidade laboral no segmento de eletricidade, impactos econômicos, sociais e jurídicos da denominada Quarta Revolução Industrial, reflexões sobre os avanços e retrocessos da diversidade no mercado de trabalho e, por fim, admissibilidade de provas ilícitas e devido processo legal.

A edição conta com 8 artigos, de autores como Luis Jimena Quesada, Tiago Muniz Cavalcanti, Tiago Andreotti e Silva, Alessandro José Nunes Silva, André Monici Sabino, Suênio Campos de Lucena, Jair Aparecido Cardoso, Grijalbo Fernandes Coutinho, dentre outros.

Sobre a revista – A publicação foi idealizada de modo a atender aos critérios definidos pela CAPES para obtenção de QUALIS, tendo como editores-chefes os doutores e procuradores do Ministério Público do Trabalho, Silvio Beltramelli Neto e Clarissa Ribeiro Schinestsck. Também, conta com três editores assistentes – Samuel Mendonça, professor e pesquisador; Felipe da Silva Pinto Adão, mestrando em Ciência Política e Gabriela Costa e Silva, mestre em Direito Público e analista processual nos quadros do Ministério Público da União, além da sua Equipe Técnica. Os Conselhos Editoriais da RTDH, nacional e internacional, são compostos por vinte e sete renomados professores.

A Equipe Editorial recebeu os artigos submetidos por diversos autores, os quais foram objetos de apreciação e revisão em método duplo cego de avaliação (“double blind review”). Como resultado, o novo número da Revista reúne nove artigos inéditos com autoria de doutores e docentes de Programas de Pós-Graduação do Sistema Nacional de Pós-Graduação, além de textos internacionais.

A edição da Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano, bem como demais informações sobre a publicação e Diretrizes para Autores, estão disponíveis no site: revistatdh.org. O conteúdo pode ser acessado online e está disponível para download. Vale ressaltar que as submissões de trabalhos serão aceitas em fluxo contínuo para avaliar a publicação em edições posteriores, seguindo a periodicidade semestral da Revista.